Chile esvazia região remota da costa sul após terremoto de magnitude 7,4 provocar risco de tsunami
Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu a Passagem de Drake, entre o Cabo Horn e a Antártida, a uma profundidade de apenas 10 km na sexta-feira, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
O Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres do Chile disse que uma área costeira da região de Magalhães, no extremo sul do país, deve ser esvaziada devido ao risco de tsunami.
Um forte terremoto de magnitude 7,5 na escala Richter ocorreu às 8h58 da manhã de sexta-feira, 2 de maio, no extremo sul do Chile (horário local), na região de Magallanes. Segundo informações do Centro Sismológico Nacional, o epicentro está localizado a 218,1 quilômetros ao sul de Puerto Williams. O tremor também foi sentido na região da Passagem de Drake, no extremo sul da América do Sul, próximo à costa da Argentina. Nesta quarta-feira, no departamento de Famatina, em La Rioja, o país argentino já havia epicentro de um tremor de magnitude 5,9 na escala Richter.
Por esse motivo, o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred) enviou alertas à população para evacuar o setor costeiro da região devido à ameaça de tsunami no sul Chile.
Segundo as autoridades, o terremoto teve seu epicentro 305 quilômetros ao sul de Puerto Williams, no Cabo Horn .
"Devido à ameaça de tsunami, a Senapred está solicitando a evacuação da área da praia no Território Antártico , região de Magallanes", afirmou a agência.
Segundo informações do Centro Sismológico Nacional, o epicentro foi localizado 218,1 quilômetros ao sul de Puerto Williams, na Região de Magalhães e Antártida Chilena, a uma profundidade de 10 quilômetros.
Em sua conta oficial no X, o presidente do Chile, Gabriel Boric, também pediu que a população evacue a costa da região de Magalhães, no extremo sul do país.
"Solicitamos a evacuação de toda a zona costeira da região de Magallanes. Neste momento, nosso dever é estar preparados e seguir as orientações das autoridades. O COGRID, tanto regional quanto nacional, está ativo, e todos os recursos do Estado estão mobilizados", afirmou o presidente na rede social.