Zelenski e Trump se reuniram em Roma antes do velório do papa Francisco
Os presidentes de EUA e Ucrânia, Donald Trump e Volodmir Zelenski, se encontraram brevemente em Roma neste sábado, 26, pouco antes do início da cerimônia fúnebre do papa Francisco. A informação foi divulgada pela presidência ucraniana, horas depois de o presidente dos Estados Unidos dizer que Kiev e Moscou estão “muito perto de um acordo”.
“A reunião ocorreu e agora terminou”, disse o porta-voz de Zelenski, Sergei Nikiforov, aos repórteres, sem fornecer mais detalhes no momento. A Casa Branca confirmou o encontro.
O ucraniano chegou a Roma por volta das 8h (3h no horário de Brasília) deste sábado, 26; ele haviado falado antes que talvez não comparecesse à cerimônia por “falta de tempo”. O Santo Pontífice faleceu na última segunda-feira, 21.
Em declaração após sua chegada à capital italiana na sexta, Trump afirmou que Kiev e Moscou estavam “muito perto de um acordo” para encerrar mais de três anos de conflito na Ucrânia.
Esta é a primeira viagem internacional de seu segundo mandato.
Em uma entrevista publicada no mesmo dia, o republicano insistiu que a Rússia manteria o controle da península ucraniana da Crimeia, anexada por Moscou em 2014.
A questão desencadeou o mais recente confronto entre Trump e Zelensky, que se opõe à cessão da península. O americano então o acusou de obstruir as negociações de paz.
Zelenski encurtou uma viagem à África do Sul para retornar rapidamente a Kiev após um ataque com mísseis russos na quinta-feira que matou 12 civis e feriu dezenas na capital ucraniana.