Hospital do Bairro de Botucatu Realiza 100 Cirurgias em Pouco Mais de um Mês de Atividades
O Hospital do Bairro de Botucatu (HBB) atingiu nesta terça-feira, 15 de abril, a marca de 100 cirurgias realizadas desde a reativação da unidade, ocorrida no último dia 10 de março.
O hospital, que passou por uma ampla reestruturação, já capacitou mais de 50 profissionais de saúde, garantindo segurança e qualidade no atendimento aos pacientes.
Nesse primeiro ciclo de cirurgias, foram realizados procedimentos nas áreas de:
-
Urologia
-
Dermatologia
-
Cirurgia vascular
-
Oftalmologia
-
Gastrocirurgia
Agora, o hospital se prepara para iniciar cirurgias de maior complexidade e maior demanda, como vesícula, hérnia e catarata.
Inaugurado oficialmente em dezembro de 2024, o Hospital do Bairro recebeu investimento de R$ 38 milhões, com recursos do município e apoio do Governo do Estado. Apesar da entrega da estrutura física, o início das atividades sofreu atraso devido a problemas contratuais com a empresa responsável pela implantação do serviço. A Prefeitura de Botucatu rescindiu o contrato, realizou os ajustes necessários e concluiu os serviços de infraestrutura interna para viabilizar a operação da unidade.
A estrutura do HBB conta com:
-
57 leitos, sendo 7 para recuperação anestésica
-
3 salas cirúrgicas
-
Sala para procedimentos ambulatoriais
-
Espaços destinados a exames de imagem
-
Consultórios médicos e prédio administrativo
A unidade será voltada exclusivamente para o atendimento de pacientes da Rede Municipal de Saúde, mediante encaminhamento médico, com foco em cirurgias eletivas de baixa e média complexidade, procedimentos ambulatoriais e exames de imagem.
Estima-se que o HBB permitirá reduzir uma demanda represada de aproximadamente 4 mil cirurgias. A gestão do hospital está sob responsabilidade da Organização Social de Saúde (OSS) Pirangi, por meio de convênio com a Prefeitura.