Português (Brasil)

Forças Armadas têm 2.322 vagas em concursos. Descubra em quais você se encaixa

Forças Armadas têm 2.322 vagas em concursos. Descubra em quais você se encaixa

Há certames para todos os níveis de escolaridade

Compartilhe este conteúdo:

Quem sonha em seguir a carreira militar encontra diversas oportunidades este ano. As Forças Armadas estão com vários concursos com inscrições abertas ou já autorizados, oferecendo 2.322 vagas em diferentes níveis de escolaridade — fundamental, médio e superior.

Nível fundamental

A Marinha está com inscrições abertas até 29 de abril para o concurso do Colégio Naval, que oferece 153 vagas para o Curso de Preparação de Aspirantes em 2026. Do total, 141 são para o público masculino e 12 para o feminino.

O concurso exige estatura mínima de 1,54 m e máxima de 1,95 m, além de nacionalidade brasileira, não ter filhos ou dependentes e não ser casado ou ter união estável. É necessário ter 15 anos completos e menos de 18 até 30 de junho de 2026, e ter concluído ou estar concluindo o 9º ano do ensino fundamental. As provas abrangem Matemática, Inglês, Estudos Sociais, Ciências, Português e Redação.

Nível médio

A Força Aérea Brasileira (FAB) está com inscrições abertas até 28 de abril para o concurso de admissão aos cursos de formação de oficiais aviadores, intendentes e de infantaria, com ingresso previsto para 2026. São 50 vagas para ambos os sexos.

Os candidatos devem ser solteiros, ter ensino médio completo e estar na faixa etária de 17 a 22 anos, completos até 31 de dezembro de 2026. A seleção inclui provas de múltipla escolha em Português, Inglês, Física e Matemática, além de uma Redação sobre tema da atualidade.

O Exército também tem oportunidades. Há 1.125 vagas para admissão na Escola de Sargentos das Armas (ESA) em 2026. Do total, 1.015 são para a área geral, 80 para saúde e 30 para música. Podem se inscrever candidatos de ambos os sexos, com idade mínima de 17 anos completados até 31 de dezembro do ano da matrícula. Para a área geral, é preciso ter no máximo 24 anos. Já para saúde e música, o limite é de 26 anos.

Em relação à altura, para candidatos do sexo masculino, a altura mínima é de 1,60 m, exceto para aqueles com até 16 anos, que podem ter 1,57 m, desde que apresentem exame que comprove possibilidade de crescimento. Para candidatas do sexo feminino, a altura mínima é de 1,55 m. As provas objetivas trarão questões de Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia do Brasil, Inglês, e Redação. Além disso, haverá o Exame de Habilitação Musical para candidatos da área de Música, convocados conforme sua classificação.

Há ainda o concurso da Escola Preparatória de Cadetes (EsPCEx), que oferece 440 vagas. Além de ensino médio completo, os candidatos devem ter idade entre 17 e 22 anos (até 31 de dezembro do ano da matrícula).

Há também exigências de altura: homens devem ter no mínimo 1,60m (exceto para candidatos com até 16 anos, que podem ser aceitos com 1,57m, desde que apresentem exame atestando possibilidade de crescimento), e mulheres, 1,55m. O processo seletivo inclui provas de Português, Matemática, Física, Química, Geografia, História, Inglês e Redação.

Nível superior

Escola de Formação Complementar do Exército oferece 270 vagas para 2026, distribuídas entre o Quadro Complementar, Capelães Militares e Serviço de Saúde. Os candidatos devem ter altura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres).

Para o Quadro Complementar, a idade máxima é 32 anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula. Para os capelães, a idade deve estar entre 30 e 40 anos, até o término do curso de formação. Candidatos médicos, dentistas e farmacêuticos devem ter até 32 anos. O concurso inclui provas de Língua Portuguesa, História do Brasil, Geografia do Brasil.

Já a Marinha tem concurso aberto para 174 vagas para oficiais de carreira. As oportunidades estão distribuídas em seis editais nas áreas de Medicina, Odontologia, Saúde, Apoio à Saúde, Técnica, Engenharia e Capelania. Para a maioria das vagas, os candidatos devem ter entre 18 e 35 anos até 30 de junho de 2026, além de ter concluído ou estar concluindo o curso superior e ser registrado no órgão fiscalizador da profissão, exceto para a área do Direito. A prova pedirá Conhecimentos Profissionais e Redação.

E o concurso do ITA?

Recentemente autorizado, o concurso do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) não acontece com muita frequência. O certame oferecerá 110 vagas para níveis médio e superior, distribuídas entre cargos de pesquisador, técnico I, tecnologista e professor do magistério superior. Embora os detalhes específicos ainda não tenham sido divulgados, espera-se que as disciplinas cobradas estejam alinhadas com as exigências técnicas e acadêmicas dos respectivos cargos.

As oportunidades são distribuídas da seguinte forma:

  • Pesquisador (Nível Superior): 15 vagas
  • Técnico I (Nível Intermediário): 25 vagas
  • Tecnologista (Nível Superior): 20 vagas
  • Professor do Magistério Superior (Nível Superior): 50 vagas
Compartilhe este conteúdo: