Português (Brasil)

Grande São Paulo pode ter novas pancadas de chuva nesta terça (1º)

Grande São Paulo pode ter novas pancadas de chuva nesta terça (1º)

Nesta primeira semana de abril, a previsão já era de pancadas isoladas de chuva nos municípios da Grande São Paulo. No entanto, o volume que atingiu principalmente a região do ABC paulista surpreendeu nesta segunda-feira (31), deixando várias ruas e avenidas embaixo d'água e bloqueando o tráfego e a circulação dos trens.

Compartilhe este conteúdo:

Para esta terça (1º), há novamente a previsão de pancadas de chuva, em volume semelhante ao do dia anterior. A questão é saber onde elas ocorrerão. Se forem novamente localizadas, podem provocar novos estragos.

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, o dia começará com sol entre nuvens e temperaturas em elevação. Os termômetros devem variar entre mínimas de 20°C e máximas que podem superar os 29°C. E é justamente esse calor que deve provocar as pancadas de chuva entre o meio da tarde e o início da noite.

O órgão municipal destaca que há condição para pontos de moderada a forte intensidade com raios e rajadas localizadas de vento, com risco para formação de alagamentos e queda de árvores.

Para a quarta-feira (2), o cenário climático é semelhante, com o tempo abafado com sol entre nuvens e temperaturas variando entre mínimas de 20°C e máximas de 29°C. Também há a previsão de pancadas isoladas a partir do meio da tarde.

Devido a essa previsão de chuva forte em todo o estado de São Paulo durante a semana, até o próximo domingo (6), a Defesa Civil estadual estendeu a Operação Chuvas até o próximo dia 15 de abril. Originalmente, ela era prevista para ser encerrada nesta segunda-feira.

"Vamos seguir mobilizados por mais 15 dias considerando o cenário de chuvas intensas que ainda teremos nesta semana. É importante manter todo o time de prontidão para o atendimento rápido e eficiente das ocorrências. Nosso monitoramento seguirá 24 horas por dia, inclusive com a emissão dos alertas", destacou o coronel Henguel Pereira, coordenador estadual da Defesa Civil.

INMET ALERTA PARA PERIGO DE TEMPESTADES NO SUL E NO CENTRO-OESTE

Grande parte do Brasil deve enfrentar pancadas de chuva nesta terça-feira. No entanto, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) faz um alerta laranja, de perigo, para duas regiões em especial.

No Rio Grande do Sul, a região metropolitana da capital Porto Alegre deve ter chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.

A mesma situação é esperada para uma faixa no extremo oeste do país, entre Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Por outro lado, praticamente todo o Nordeste deve ficar seco, assim como a região centro-norte de Minas Gerais, leste de Goiás e Tocantins e todo o estado do Espírito Santo.

Compartilhe este conteúdo: